Emoções

 

MENTE
Os problemas de fundo mental e emocional podem impedir que a pessoa afetada dê continuidades as suas tarefas mais simples, como atividades cotidianas e relacionamentos. Tais distúrbios interferem profundamente na auto estima e na capacidade de aliar com as pressões do mundo moderno. Remédios, suplementos nutricionais, terapias do toque e do movimento, abordagens terapêuticas e técnicas de gerenciamento do estresse estão entre as opções de tratamento. Lembrando que não se toma remédios sem a orientação do seu médico, nem suplementos nutricionais sem a orientação de um (a) nutricionista.

 

ESTRESSE
O estresse é uma reação natural a qualquer situação de tensão física ou mental. Por exemplo, o último dia que você tem de prazo para entregar um trabalho acaba provocando uma resposta de alerta que reúne reações físicas, tal como suor e aumento dos batimentos cardíacos; e psicológicas, como ansiedade. No decorrer da nossa vida é normal termos que enfrentar situações que demandam certa quantidade de estresse. Porém se elas são muito freqüentes, a grande exigência física e mental pode resultar num problema de saúde. Algumas terapias de como lidar com o estresse podem ajudar bastante. Alguns exemplos: relaxamento, acompanhado de visualização ativa ou criativa, é recomendado, pois melhora a capacidade de lidar com as inevitáveis situações de estresse da vida cotidiana; estados de meditação ou repetir um mantra, podem abrandar o ritmo da respiração e induzir ao relaxamento, junto com os mantras também podemos usar os mudras que vão potencializar as energias e vibrações dos mantras; reeducação respiratória, pois pessoas afetadas por sentimentos e ocasiões estressantes devem aprender e praticar técnicas de respiração, pois tem efeito relaxante; terapias do toque, pesquisas sobre os efeitos calmantes e antiestressantes dos toques terapêuticos afirmam, sistematicamente, que eles dinimuem a produção de cortisol e de outros hormônios do estresse. A terapia do toque é benéfica a pessoas com asma, anorexia, câncer de mama, queimaduras, depressão, insônia, distúrbios gastrointestinais, fadiga crônica, diabetes, HIV e transtorno de estresse pós-traumático ( TEPT ); para bebés prematuros; e no trabalho de parto; programas de manejo do estresse, práticas de exercícios, relaxamento muscular, terapia, imaginação ativa, que mistura as técnicas de relaxamento profundo com sugestionamento positivo, é uma forma poderosa de administrar o estresse.

FOBIAS
Fobia é um medo persistente e irracional de uma determinada situação ou atividade, que faz o individuo com fobia evita-la de forma obsessiva. Alguns medos como o de cães ou altura,podem provocar desconforto, inquietação ocasional, mas se não atrapalham a vida normal, não podem ser considerados como fobia. As fobias se desenvolvem em geral no final da infância, durante a adolescência ou no começo da fase adulta. Psicoterapia é a principal forma de tratamento. A reeducação respiratória pode ajudar muito a controlar as crises. A exposição ao objeto da fobia causa uma reação física (estresse),muitas vezes, com suores e batimentos cardíacos acelerados. Não raro a fobia desencadeia ataques de ansiedade e de pânico.

ANSIEDADE E SÍDROME DO PÂNICO
Sentir ansiedade ou procupação em relação a certas situações é apropriado e normal. Mas se a ansiedade se revela a resposta habitual a situações corriqueiras e passa a interferir na vida cotidiana, ela é considerada umtranstorno. Síndrome de pânico é um tipo de ansiedade comum, recorrente e imprevisível. Distúrbios de ansiedade podem estar presentes e sem ataques de pânico. terapias uso ocasional de remédios, controle dos niveis de açucar no sangue, suplementos, massagem, exercícios respirstórios, homeopatia, ervas medicinais e terapias mente - corpo são opções de tratamento para os dois casos. Resaltanto sempre que não se faz uso de medicamento sem orientação medica.
Transtorno de ansiedade e doenças relacionadas afetam cerca de 5% da população mundial. Ansiedade e síndrome do pânico podem melhorar muito com a ajuda de um profissional.

TRANSTORNO OBSESSIVO - COPULSIVO (TOC)
Pensamentos que relutamos em não ter, indesejáveis mesmo, em geral, sobre higiene e segurança, física e material, invadem sem cessar a mente de quem sofre desse distúrbio. sentimentos de ansiedade e premência de repetir certas ações acompanham tais pensamentos. O tratamento pode compreender técnicas terapeuticas e formas de aliviar a ansieade, como reaprendizagem respiratória, visualizações, controle dos níveis de açucar no sangue e relaxamento. Cerca de metade dos adultos com TOC afirma que seu problema começou na infância.

TRANSTORNO DO ESTRESSE PÓS - TRAUMÁTICO
É uma reação incomoda, pertubadora persistente que se segue a uma experiência traumática e altamente estressante. nem sempre a reação é quando acontece o trauma, imediata: há casos em que o efeito traumátco só aparece muitoa anos depois. Os tipos de acontecimentos que provocam TEPT inclui desastres naturais, acidentes sérios e ataques com uso de violência. O tratamento em geral compreende aconselhamento, terapia, homeopatia, medidas para aliviar a ansiedade, respiração, massagem entre outras.
Sobrevientes de trauma que se culpampelo ocorrido correm maior risco de desnvolver TEPT.

LIDANDO COM A PERDA
adptar-se a perda de uma pessoa querida - do ser amado, de um parente ou amigo - leva tempo. O processo de luto passa por vários estágios, e a duração deles vai variar de pessoa para pessoa. em cada estágios as emoções se misturam e se confundem. Nesses momentos ocila-se entre enfrentar a perda e distrair-se com o trabalho ou planos para o futuro. existem possibilidade de ajuda como: procurar uma terapaia de aconselhamento com um tanatologo, reapredizagem respiratória e homeopatia.

DEPRESSÃO
É um estado de espírito marado por sentimentos persistentes de profunda tristeza, acompanhada por falta de energia e perda de interesse pela vida; pensamentos repetitivos de preocupação e um constante mau pressentimento também pode estar presentes. A depressão afeta uma entre dez pessoas, sendo um dos problemas mais comuns de saúde mental.  As mulheres tem em dobro de proporção. Medicamentos, terapias, relaxamentos, visualizações, suplementos nutricionais, exercícios aeróbicos, homeopatia, fitoterapia, massagem, formar uma estratégia de tratamento que melhore a autoestima e bem estar. Pessoas depressivas dormem em média três vezes mais do que as não depressivas.

DISTÚRBIO DO SONO
O sono adequado é vital para a saúde, uma boa noite de sono aumenta a disposição para viver o dia que começa. Quem tem o sono prejudicado, ou dorme mal costuma sentir-se incapaz de enfrentar o dia seguinte. Os problemas mais comuns do sono são: acordar muitas vezes à noite ou cedo demais de manhã e sentir sono durante o dia. Fazer mais exercícios e mudar a alimentação são hábitos simples que podem resolver os distúrbios do sono. algumas terapias também são de grande ajuda. Pessoas que têm  o problema da apneia d sono podem acordar centenas de vezes numa mesma noite.

DISTÚRBIO ALIMENTAR
As pessoas que sofrem de distúrbios alimentares costumam comer demais, depois tomam laxantes ou enfrentam regimes rigorosos, para tentar lidar com a sua insatisfação com o próprio peso. As que têm anorexia perdem peso de forma deliberada até ficar perigosamente magras. As que têm bulimia e anorexia comem ou lambiscam a toda hora e depois provocam o vômito ou tomam laxantes. Algumas pessoas têm bulimia e anorexia ao mesmo tempo. A abordagem multidisciplinar fornece apoio, psicoterapia para lidar melhor com os sentimentos, medicação e suplementos sempre orientado pelo seu medico.

TRANSTOSNO AFETIVO SAZONAL (TAS)
TAS, também chamado de expressão de inverno  ( como nos países de inverno rigoroso e prolongados ) caracteriza-se por episódios de depressão nos messes de outono e inverno, quando a luz do dia tem curta duração. Esse transtorno é leve em algumas pessoas; mas em outras causa sérios transtornos no dia a dia. Os tratamentos procuram levantar o humor e aliviar a depressão. O principal tratamento é a terapia da luz, com muito bons resultados. Exercícios, vitamina D, homeopatia e terapias são igualmente benéficos. Para fazer uso de qualquer medicamento obter sempre a orientação do seu medico.

 

ESQUIZOFRENIA
É uma doença mental que prejudica o senso de realidade, levando a pessoa ter comportamento irracional e a reações emocionais perturbadas. Ao contrário da crença popular, não significa dupla personalidade. As pessoas  esquizofrênicas podem ouvir vozes, o que contribui para o seu comportamento nada usual. Elas têm amiúde, dificuldade de se relacionar e de manter o emprego. Com a orientação do médico especializado, o tratamento com remédios antipsicóticos ajudam a controlar os sintomas. Psicoterapia, exercícios, massagem, respiração sedativa, suplementos são complementos no tratamento.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Consiste no uso abusivo e compulsivo de substâncias psicoativas como drogas ou álcool, que acabam se tornando uma prioridade na vida do usuário. Na realidade dependência vai além do abuso da substância, ela é excessiva mesmo. Como efeito característico da substância acontece a síndrome de abstinência, conjunto de sintomas presentes toda vez que a substância não está disponível. Dependência de álcool e drogas é mais comum nos homens. O tratamento varia de acordo com a substância em questão, mas em todos os casos necessitam de apoio, aconselhamento terapêutico, e, em geral, o uso, de medicação orientada pelo seu médico para ajudar na síndrome de abstinência.

OBESIDADE
Obesidade é o acúmulo de gordura que aumenta o índice de massa corporal ( IMC ) para acima de 30. O excesso de peso exerce pressão sobre órgãos e articulações e predispõe o corpo a doenças mais graves. O consumo excessivo de doces e alimentos gordurosos e o sedentarismo colaboram bastante para elevar os índices de obesidade em todo o mundo. O tratamento visa mudança de hábitos: alimentares saudável, práticas de exercícios, acupuntura, com a orientação do seu médico uso de remédios e a terapia podem ser úteis.

GAGUEIRA
Distúrbio que interfere na fluência ao falar. A gagueira atinge cerca de 1% da população e sua intensidade e variável.
Algumas características são comuns, como a repetição de certos sons, pausas e demora na articulação de determinadas palavras. A terapia da fala e da linguagem podem ajudar a pessoa a adquirir autoconfiança, habilidades sociais, melhora da comunicação e maior controle sobre a fluência da fala.  fazer uso de um acompanhamento terapêutico, terapias humanísticas, relaxamento, respiração e homeopatia são algumas técnicas que podem ser muito úteis. Cerca de dois terços das crianças que gaguejam se tornam fluentes na idade adulta.

TENSÃO PRÉ - MENSTRUAL (TPM)
O termo tensão pré - mestrual (TPM) designa um conjunto de sintomas que aparecem cerca de duas semanas antes da menstruarão e vão embora ao final dela. O problema afeta uma em cada três mulheres, sendo grave então acaba interferindo na vida normal de uma em 20.O tratamento depende dos sintomas e da gravidade da TPM. Com a orientação do seu médico Hormônios ou outros remédios e mudanças alimentares são as abordagens mais utilizadas. Apoio terapêutico, homeopatia, terapias corporais, exercícios, acupuntura, massagem e relaxamento podem ajudar muito. A quantidade de filhos é diretamente proporcional à intensidade dos sintomas da tensão pré - mestrual ( TPM ).

PROBLEMAS DA MENOPAUSA
O fim da vida reprodutiva da mulher, quando os ovários param de liberar óvulos e produzir hormônios femininos como: estrogênio e progesterona, é chamado de menopausa. O critério mais usado para diagnosticá-la é ausência de menstruarão no decorrer de um ano seguido. Muitas mulheres se sentem muito bem quando isso ocorre, mas outras têm sintomas desagradáveis, desconfortáveis, perturbadores, como calores e fortes oscilações de humor. com  a orientação e prescrição do seu médico o uso de remédios, mudanças alimentares, homeopatia, exercícios de relaxamento, acupuntura, terapias corporais, ioga, reeducação respiratória e terapia da mente - corpo, são alguns dos tratamentos aliviam esses sintomas.

PROBLEMAS SEXUAIS DA MULHER
Muitas mulheres têm algum tipo de problema sexual no decorrer da vida. Falta ou diminuição do interesse sexual, falha em conseguir atingir o orgasmo e relação sexual dolorosa são os mais comuns. Se uma causa física estiver presente, o primeiro passo é ir ao seu médico para que junto com ele você possa identificá-la e tratá-la. Como muitos problemas sexuais têm a ver com fatores mentais além de físicos, a busca por uma terapia costuma ser parte importante do tratamento. Suplementos nutricionais, homeopatia, medicamentos fitoterápicos, acupuntura, terapias corporais, terapia conjugal, terapia sexual, fazer exercícios pélvicos no chão, praticar ioga, relaxamento, relaxamento, alimentação balanceada e saudável entre outras ´são bastante úteis.

 

SISTEMA NERVOSO
Os nervos formam uma cadeia por todo o corpo, emitindo ao cérebro informações que coordenam a forma de pensar, perceber e sentir. A medicina integrativa tem o objetivo de tratar o organismo como um todo, mente e corpo. A terapia nutricional e a fitoterapia, por exemplo, podem ajudar ou contrabalancear os efeitos dos medicamentos no sistema nervoso, enquanto terapias complementares podem tratar problema de variada ordem.

 

DORES DE CABEÇA
A maioria das pessoas sofre de dor de cabeça ao menos uma vez por ano, trata-se de um problema comum. O incômodo costuma durar poucas horas, mas há casos em que a dor se torna mais persistente, podendo durar dias ou até mesmo semanas. A maioria das são sem gravidade. Analgésicos prescritos pelo seu médico podem dar um alívio imediato, modificações na dieta são as formas mais usuais de tratamento. Dependendo da causa, alternativas como reabilitação postural, massagem, atividades de relaxamento, técnicas de manipulação, técnica alexander, terapia mente e corpo, acupuntura, tratamento dentário, e respiração mostram-se benéficas.
As dores de cabeça recorrentes afetam homens na maioria dos casos. Quase todos os dias, cerca de 3% das pessoas experimentam dor de cabeça causadas por tensão. Remédios para dor de cabeça podem causar diversos efeitos colaterais. orientação médica é imprescindível.

 

ENXAQUECA
A enxaqueca caracteriza-se por dores de cabeça recorrentes, acompanhadas, em geral, por distúrbios visuais, náusea e vômitos. A enxaqueca pode durar muitos dias e ser precedida de um período de abatimento, desconforto constante e irritação, conhecido como pródromo. A tendência a enxaquecas costuma ser familiar, hereditariedade o que aponta a existência de fatores genéticos. Outros fatores desencadeadores da enxaqueca são: certos alimentos ou bebidas, como queijos, chocolate, vinho tinto e trigo, aditivos dos alimentos como glutamato monossódico e nitratos, exercício extenuante, baixos níveis de açúcar no sangue e estresse. Seu medico devera ser consultado para o uso de medicamentos, mudanças na alimentação, terapia nutricional, massagem, relaxamento, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, terapias corporais, terapia mente e corpo. lembrando que pessoas sob medicação alopática devem consultar um fitoterapeuta antes de usar produtos fitoterápicos. Cerca de 20% das pessoas têm enxaqueca, tanto nos países desenvolvidos quanto nos não desenvolvidos. A enxaqueca pode decorrer de uma circulação de sangue deficiente no cérebro, o que pressiona o sistema nervoso e causa dor e desconforto. A orientação médica é imprescindível.

TONTURA E VERTIGEM
O termo tontura é usado para descrever diversos sintomas. Os sintomas podem ir desde a sensação de vazio na cabeça até a vertigem, termo mais específico para explicar a falsa sensação de movimento ou rotação. Ambos podem ser acompanhados por náusea e vômitos. A tonturas tem diversas causas, como ataque de pânico ou anemia. A vertigem é decorrente de um distúrbio nos órgãos do equilíbrio no ouvido interno, ou de outros fatores. Não existe tratamento estabelecido para a vertigem, mas mudanças alimentares, exercícios respiratórios, reeducação respiratória, dieta de estabilização do açúcar no sangue, terapia craniossacral/osteopatia, homeopatia, respiração diafragmática de ioga, terapia mente e corpo, terapia corporal, a manobra de Epley, usada para tratar vertigem postural. A manobra de Epley foi desenvolvida por John Epley para reposicionar no ouvido interno os resíduos de cálcio, causadores de vertigem. minúsculos cristais de cálcio, conhecidos como otólitos, costumam ficar grudados na base dos canais semicirculares no ouvido interno. Tais cristais podem desprender-se, por diversas razões, e movimentar-se pelos canais, causando a sensação de tontura quando a cabeça se move. A manobra de Epley reposiciona os cristais de volta à base dos canais.

DOR PERSISTENTE
A dor aguda (súbita) é um aviso do nosso organismo de que algo está errado. Dor persistente ( crônica ) é definida como a dor que dura seis meses ou até mais. Tanto ela pode ser resultante de uma inflamação crônica, como em certos tipos de artrite, ou de nervos danificados; ou de um problema de ordem, simultaneamente, física e mental, quando o sistema nervoso começa a avisar através de sinais de dor mesmo que não existe nenhuma causa física subjacente, tratamento terapêutico de aconselhamento, tratamento físico, como TENS, trabalhos corporal e terapia do movimento, meditação, exercícios físicos, acupuntura, terapia cognitiva comportamental, terapia mente - corpo, terapia nutricional, estas técnicas são muito úteis no tratamento, mas fazer a consulta com o seu médico ao sentir os sinais das dores persistentes é indispensável.

PELE
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem importante função de proteção e defesa. Em geral problema de pele evidenciam desequilíbrios internos. Nesse caso, o tratamento deve ser integrado para que seja bastante eficaz. Com a prescrição do seu médico, o uso de medicamentos por via oral e de uso tópico usados no tratamento médico convencional podem aliar-se a outros métodos, como suplementos nutricionais, com a supervisão da sua nutricionista, podemos associar homeopatia, remédios fitoterápicos, terapias corporais,  psicoterapia, terapia mente - corpo, desativação dos pontos de gatilho, práticas de relaxamento, meditação. talvez uma das doenças de pele inflamatória mais conhecida seja a acne.
No antigo Egito eles tinham uma receita bastante curiosa para o tratamento, faziam uma mistura de ovo de avestruz, azeite de oliva, bile, farinha e leite era usada como remédio para acne.

PSORÍASE
esse distúrbio inflamatório pode afetar muitas áreas do corpo ao mesmo tempo. O tipo de psoríase mais comum é a em placas, mas de todas as formas a pele se apresenta espessa e avermelhada. Na psoríase a produção de novas células é mais rápida que a eliminação de células mortas. O acúmulo de células da pele forma manchas espessadas. A causa da psoríase ainda não é conhecida, mas sabe-se que os episódios podem ser desencadeados por trauma localizado, excesso de álcool, sensibilidade alimentar, infecção, ferimentos, estresse, depressão e ansiedade, e, de acordo com terapeutas complementares, o crescimento desordenado Candida Albicans. Mudança na alimentação, maior uso de frutas e verduras frescas, homeopatia, fitoterápico, terapia mente - copo, relaxamento, respiração, meditação, acupuntura, terapias alternativas, gerenciamento do estresse, ioga, visualização, técnica de imaginação ativa, aconselhamento terapêutico. A orientação médica é imprescindível antes de tomar qualquer tipo de remédio e vitaminas.

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Quando respiramos, literalmente absorvemos o mundo exterior.
A medicina ambiental protege os pulmões das substâncias químicas prejudiciais, e a terapia nutricional e a fitoterápica fortalecem as defesas imunológicas.
Medicamentos modificam o funcionamento dos pulmões ao nível celular, mas respirar é um ato essencialmente físico. Terapias corporais, reeducação respiratória, ioga, exercícios,  acupuntura, meditação, natação, relaxamento estas técnicas podem otimizar o processo que alivia a asma e outras doenças.

SISTEMA CIRCULATORIO
O sangue circula por todo o nosso corpo, transportando nutrientes e oxigênio para cada célula. Os problemas no sistema circulatório estão relacionados, em geral, a distúrbios nos batimentos do coração ou a algum bloqueio das vias por onde circula o sangue. A visita ao seu médico regularmente, um estilo de vida saudável e terapias complementares podem contribuir para a sua saúde e o seu bem - estar.

SAÚDE DO HOMEM
Os homens têm grandes dificuldades de aceitar os problemas que influem em sua capacidade reprodutiva e sexual. De acordo com a abordagem integrativa da medicina, a função sexual está intimamente relacionada às emoções. Portanto as técnicas de relaxamento para combater a ansiedade, redução dos níveis de estresse e terapias verbais, além da fitoterapia e da homeopatia, podem completar o tratamento médico convencional.