Respiração

Para os Taoístas, o cultivo consciente da respiração é um meio altamente eficaz não só de extrair energia do mundo exterior, mas também de regular as vias energéticas do mundo interior, contribuindo para promover o equilíbrio do harmonioso entre o corpo, a mente e as emoções.
O ar que é introduzido em nosso corpo a cada vez que respiramos está repleto de nutrientes e energias que são necessárias a vida, mas também da qualidade expansiva e aberta do espaço. É a qualidade da nossa respiração que vai fazer com que possamos abrir-nos para níveis muito mais profundos do ser e para que possamos encontrar o nossos poderes interiores de cura.
Quando conseguimos respirar com todo o corpo, percebemos completamente a nossa verticalidade, sentindo o fluxo da respiração dos pés à cabeça, assim estaremos harmonizados com o fluxo natural de energia que liga o céu á terra.
A respiração é uma prática fundamental para o aumento da nossa consciência corporal, mental de cura como já relatei acima.
O campo energético sensível e tranquilo, o que produz ajuda-me a perceber por contraste as tensões, atitudes e hábitos que estão sendo pouco saudáveis a nossa vida, minando assim a nossa saúde e vitalidade, sendo a sim a prática da respiração vêm nós mostrar mais uma vez os seus magníficos benefícios, pois contribui para nós desintoxicar, energizar e regular vários órgãos e tecidos do nosso corpo, além de fortalecer nossos sistemas imunológicos e transformar a forma como nos percebemos e sentimos.
Observemos que quando estamos trabalhando com a respiração, começamos a sentir a atmosfera íntima do organismo, como a postura emocional básica que adotamos diante de nós e do mundo. Quando de fato conseguirmos compreender o mecanismo da respiração em relação à vida como um todo, o processo da respiração ira nos mostrar como podemos abandonar o velho e estarmos pronto para abrirmos o novo que desabrochará em nossa frente, trazendo grandes possibilidades.